Los sabores del mar van a ser servidos a la mesa de 30 restaurantes del municipio de Esposende,en Portugal,  a lo largo de todo el mes de marzo. Se trata de la 19ª edición del “Marzo con Sabores del Mar”, iniciativa que Esposende lleva a cabo, en asociación con los restaurantes locales con el objetivo de reafirmar a la gastronomía y a los vinos como productos estratégicos para atraer visitantes al municipio, apostando también por la valorización de los productos endógenos y en la capacitación de los agentes económicos locales.

 

A la par del componente gastronómico, el evento abarca un amplio programa de animación. Esta edición presenta, como novedad, el Espacio Sabores del Mar, instalado en el Largo Rodrigues Sampaio, donde se desarrollarán diversas iniciativas, buscando involucrar a la comunidad, aspecto que fue subrayado por el alcalde, Benjamín Pereira, en la presentación del evento, que tuvo lugar ayer miércoles, en el Centro de Información Turística de Esposende.

Amplíe información en este enlace: folhetoMSM_2018

 

Más información (versión en portugués)

 

Benjamim Pereira afirmou que a iniciativa há muito se afirmou no plano turístico e sublinhou a abrangência do evento, proporcionando não só a envolvência das unidades de restauração e das pastelarias, como das escolas, incentivando ao consumo de peixe junto dos mais novos. Destacou, também, a vertente da formação associada ao evento, adiantando, a propósito, que o Município está em negociações com vista à criação de ensino superior no concelho, alargando a oferta formativa.

 

Adiantou que, numa ótica de valorização dos produtos endógenos locais, o Município tem em perspetiva a criação de um mercado em Apúlia, revelando, ainda, que também está em cima da mesa a requalificação do Mercado Municipal de Esposende, projeto a executar no âmbito do PARU – Plano de Ação de Regeneração Urbana.

 

Benjamim Pereira deixou claro que “a componente turística só faz sentido se satisfizermos as necessidades dos habitantes de Esposende”, razão pela qual o Município tem em curso um conjunto de investimentos e em perspetiva diversos projetos estruturantes para o concelho. Notou o investimento ao nível da realização de eventos com o objetivo de captar visitantes, afirmando-se convicto do retorno dessa promoção. “Acredito no meu território”, afirmou.

 

Terminou a sua intervenção com agradecimentos a todos quantos, ao longo dos anos, têm contribuído para o sucesso do Março com Sabores do Mar, particularmente aos parceiros que se associam a esta edição que, acredita, “será a melhor de todas”.

 

As pastelarias voltam a associar-se à iniciativa, sendo que este ano são 19, assim como as cinco quintas produtoras de vinhos do concelho, os Lacticínios das Marinhas e as unidades de alojamento.

 

O Vereador do Turismo da Câmara Municipal, Sérgio Mano, aproveitou a oportunidade para dar nota dos dados turísticos de 2017 referentes a Esposende, que considerou bastante animadores e que comprovam um aumento do número de visitantes. No último ano, Esposende registou 58 899 mil hóspedes, traduzindo um aumento de 27% face a 2016, e contabilizou 116 452 dormidas, comprovando um aumento de 13% relativamente ao ano anterior. O Centro de Informação Turística de Esposende recebeu 55 288 mil visitantes, configurando um crescimento de 6% relativamente a 2016, sendo que os Caminhos de Santiago foram responsáveis pelo alojamento de 5 698 peregrinos no Albergue de S. Miguel, em Marinhas, um aumento de 64% face a 2016.

 

Sustentado pelos números, o Vereador Sérgio Mano afirmou que o turismo em Esposende está a crescer acima da média da região Norte e garantiu que, na época baixa, tem vindo a aumentar a um ritmo mais acelerado do que o turismo da época balnear. Defendeu que Esposende poderá beneficiar da forte procura turística e sobrecarga do Porto, apostando na oferta de experiências diferenciadoras, e afirmou que o Município tem feito uma aposta clara no turismo e na captação de visitantes. “Esposende pode tirar muito proveito da sua localização estratégica”, afirmou. Terminou, lançando o desafio aos empresários no sentido de que “todos juntos possamos definir estratégias para que Esposende seja um destino turístico de experiências únicas e insubstituíveis”.

 

Em representação da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP), o Vice-presidente Jorge Magalhães assinalou a aposta estratégica do Município no plano turístico, nomeadamente na promoção do produto gastronomia/vinhos e na captação de visitantes na denominada época baixa. Destacou a componente de inovação que a Câmara Municipal imprime em cada edição do Março com Sabores do Mar, tornando o evento ainda mais apelativo, e sublinhou a parceria do Município com os empresários do ramo da restauração, que, considerou, se reflete em “proventos tremendos” para a economia local.

 

Aludindo aos números avançados pelo Vereador Sérgio Mano, Jorge Magalhães afirmou que o Município de Esposende tem uma capacidade de atração muito significativa e assumiu que a Entidade Regional comunga do propósito de captação dos turistas que chegam ao Porto, bem como do objetivo de aumento da estadia média. Apontou os recursos naturais do concelho e a qualidade dos produtos locais para dizer que Esposende conjuga uma série de fatores de atratividade turística que concorrem não só para o desenvolvimento do concelho, como da região e do país.

 

A edição deste ano do Março com Sabores do Mar conta com a adesão de 30 restaurantes, 14 dos quais aderem ao Concurso Gastronómico. Além deste certame realiza-se também o concurso “Jovem Cozinheiro dos Sabores do Mar”, já na décima edição, direcionado para os alunos da área da restauração e cozinha da Escola Profissional de Esposende, que decorrerá no dia 13.

 

Pelo quinto ano consecutivo, realiza-se o Concurso Gastronómico “Cantinas Escolares com Sabores do Mar”, visando promover o consumo de peixe junto dos mais jovens. A avaliação dos pratos a concurso visa estimular ao cumprimento dos requisitos de higiene e segurança alimentar e nutricionais aplicados às cantinas, bem como promover a criatividade e a inovação. A apresentação dos pratos à comunidade vai decorrer nos dias 10 e 11, às 15h00, no Espaço Sabores do Mar.

 

Dirigido às escolas do concelho, o concurso “O Peixe é Fish!”, desenvolvido em parceria com o ISAVE – Instituto Superior de Saúde, pretende despertar junto dos jovens o interesse pelo consumo de peixe. A final decorrerá a 22 de março, no “Espaço Sabores do Mar”.

 

Novidade nesta edição é o concurso “Peixe com Todos”, dirigido às famílias, cujas eliminatórias terão lugar no dia 25, às 14h00, no Espaço Sabores do Mar.

 

O Fim-de-Semana Gastronómico de Esposende, da Entidade Regional Turismo do Porto e Norte de Portugal, integra o cartaz do Março com Sabores do Mar, decorrendo já no próximo fim-de-semana, de 2 a 4 de março. Os restaurantes aderentes convidam a saborear uma ementa saborosa e genuína, composta por Lampreia do Rio Cávado, vinhos verdes do concelho e Clarinhas de Fão.

 

A música e a poesia dão o mote ao espetáculo “Mar – memórias co(a)ntadas”, que decorrerá no dia 2, às 21h30, no Auditório Municipal de Esposende, com entrada livre. O Coro Ars Vocalis eterniza mais uma vez as vivências do Mar e as suas afinidades com as tradições de Esposende.

 

No Espaço Sabores do Mar decorrerá, no dia 3, às 15h00, a iniciativa “Experience Nature”, um projeto com Henrique Pereira dos Santos, Luís Jordão e António Alexandre, cuja temática incide na gestão da paisagem pela alimentação, oficinas de culinária com base nos recursos locais e passeios interpretativos da paisagem local.

 

“Degustarte” é a proposta para o dia 4, pelas 15h00, no mesmo local, um projeto com Sérgio Leandro, Pedro Salgado e António Alexandre cuja ação se baseia na valorização dos recursos do mar, ilustração, biologia e gastronomia.

 

A componente da formação volta a estar associada ao evento, através da realização de workshops. Na Escola Profissional de Esposende decorre, no dia 5, às 19h00, um Workshop de Cozinha, com o Chefe João Novo, e no dia 26, à mesma hora, com o Chefe Artur Gomes do restaurante “Casa da Música”, Porto. Informações e inscrições através de www.epe.pt.

 

No dia 9, pelas 19h00, no Espaço Sabores do Mar, o Enófilo José Silva orienta um Workshop de Vinhos. No dia 12, também às 19h00, decorre um Workshop de Cozinha com o Chefe Miguel Morgado, do Restaurante “Turismo”, e, no dia 20, à mesma hora, idêntica iniciativa com a Chefe Paula Peliteiro da “Sra. Peliteiro – Restaurante e Atelier Gastronómico”.

 

O programa integra também Workshops de Cozinha Juvenil, igualmente no Espaço Sabores do Mar, no dia 17, às 14h30, com a Chefe Teresa Cunha, e, no dia 24, à mesma hora, com o Chefe José Alexandre do programa “Clube de Cozinheiros” do Porto Canal. Informações e inscrições através de www.epe.pt.

 

No fim-de-semana de 17 e 18 de março, no Espaço Sabores do Mar, decorre a iniciativa Doces & Endógenos, com demonstrações, degustações e aquisição de produtos endógenos com destaque para a pastelaria, vinhos, lacticínios, entre outros.

 

O mesmo espaço acolhe no dia 21, às 11h00, a apresentação do livro “Ao Sabor da Maré”. A escrita de Paula Sousa Ribeiro acerca do mar de Esposende criaram uma “maresia” de inspiradoras receitas pela mão do Chefe António Alexandre.

 

Ao longo de todo o mês, no Centro de Informação Turística de Esposende está patente a exposição “Propostas Gastronómicas com Sabores do Mar”.

 

A cerimónia de entrega de prémios do Março com Sabores do Mar terá lugar no dia 11 de abril, pelas 15h00, no Auditório Municipal de Esposende.

Deja un comentario

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos requeridos están marcados *

limpiar formularioPost comment